Qual Shopping Comprar NotíciasQual Shopping Comprar Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Empreendedorismo
  • Mundo
  • Notícias
  • Sobre Nós
Reading: Allos arrecada mais R$ 450 milhões com venda de participação em shoppings
Share
Font ResizerAa
Qual Shopping Comprar NotíciasQual Shopping Comprar Notícias
  • Home
  • Empreendedorismo
  • Mundo
  • Notícias
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Empreendedorismo
  • Mundo
  • Notícias
  • Sobre Nós
Qual Shopping Comprar Notícias > Blog > Empreendedorismo > Allos arrecada mais R$ 450 milhões com venda de participação em shoppings
Empreendedorismo

Allos arrecada mais R$ 450 milhões com venda de participação em shoppings

James Daves
James Daves 3 de junho de 2024
Share
SHARE

No primeiro ano pós-fusão com a BR Malls, os desinvestimentos somam cerca de R$ 1,7 bilhão

A Allos anunciou nesta terça-feira um novo pacote de vendas de ativos que somam R$ 443 milhões. O montante reflete a venda de participação em seis shoppings, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Caxias do Sul e Curitiba. Parte dos ativos foi vendida para o fundo Vinci Shopping Centers. O fundo, não custa lembrar, levantou R$ 875 milhões na última semana, na segunda emissão em menos de dois meses. Com isso, se tornou o maior de shoppings do país em market cap. A empresa não abre o outro comprador.

Na transação, R$ 67 milhões serão injetados no caixa da Allos à vista, outros R$ 308 milhões devem vir nos próximos 15 dias e os R$ 67 milhões finais daqui a seis meses, corrigidos pelo CDI.

A Vinci comprou a maior parte dos ativos colocados à venda pela Allos. Ao todo, a operadora de shoppings vendeu uma participação total de 15% detida no São Luís Shoppings, além de 15% no Carioca Shopping, 10% no Shopping Villagio Caxias, 5% no Plaza Sul Shopping e até 10% no Bangu Shopping. A companhia também firmou um compromisso de compra e venda de imóveis para alienação de 30% no Shopping Estação Curitiba (também em um desinvestimento total no ativo).

A transação anunciada hoje foi feita a um cap rate de 8,5%, ligeiramente acima do percentual médio dos desinvestimentos realizados pela companhia ao longo do ano, de 8,2%. A Allos, para referência, é negociada a um cap rate de 14%. (O cap rate é uma medida de retorno do investimento em um ativo imobiliário que divide a receita operacional do imóvel pelo preço pago pelo comprador. Quanto menor o cap rate, mais o ativo foi valorizado na transação.)

No primeiro ano após a compra da BR Malls, o grupo já arrecadou (sem considerar essa última transação) cerca de R$ 1,3 bilhão com vendas de ativos. Desse total, 85% será injetado no caixa da empresa e os demais 15% em cotas de fundos imobiliários.

Conforme o CEO Rafael Salles vem sinalizando aos investidores, o objetivo é usar os recursos para recomprar ações e colocar os papéis da empresa no patamar de múltiplos que a gestão vê como ideal. Em outubro, a companhia anunciou um programa de recompra de até 5% de seu capital — o primeiro buyback desde a fusão.

Do lado operacional, a companhia mostra que ainda está se ajustando no pós-fusão. No terceiro trimestre, a empresa teve um lucro líquido pro-forma de R$ 23,6 milhões, queda de 88,1%, mesmo com a receita e Ebitda maiores do que os do mesmo período de 2022. O fluxo de caixa das operações (FFO) também cresceu no período.

Para o quarto trimestre, as perspectivas são otimistas. De acordo com o CEO, Rafael Sales, a Allos conta com um portfólio robusto de shoppings, com muitos deles tendo mais de R$ 1 bilhão em vendas anuais, o que fortalece o poder de barganha com os varejistas. Em relação à vacância, o executivo afirmou que as empresas continuam procurando por espaços em shoppings e espera que mais contratos sejam firmados ao longo do quarto trimestre.

Também está nos planos do CEO estender o negócio de mídia do grupo, chamado Helloo, a todo o portfólio de 2024, junto com integrações de sistemas após a fusão com a BR Malls.

Em movimentos de M&A, novas aquisições não estão descartadas. A meta do executivo é conseguir procurar por ativos estratégicos, a preços baixos, sem fazer novos movimentos tão transformacionais quanto os da fusão com a BR Malls. Aos investidores, a meta é de distribuir 50% do fluxo de caixa operacional em dividendos.

Hoje, na visão do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME), a Allos está barata, a um múltiplo de 9,5 vezes FFO/P para 2024. Esse ponto, junto com a disciplina na alocação de capital, torna a companhia a principal escolha do banco no setor de shoppings.

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Criminosos acessam contas por WhatsApp e limpam contas bancárias: Dr. Jonatas Lucena explica como se proteger desses ataques.
Criminosos acessam contas por WhatsApp e limpam contas bancárias
Notícias
Aldo Vendramin explica que o design de silos influencia diretamente a eficiência na armazenagem de grãos.
Como o design de silos impacta na eficiência da armazenagem
Notícias
Liderança inclusiva é o caminho para resultados de alto impacto, como analisa Paulo Henrique Silva Maia.
Liderança inclusiva: como a diversidade etária, de gênero e racial pode impulsionar resultados excepcionais
Notícias
Generative Engine Optimization
Saftec Digital cria novo padrão de visibilidade digital com foco em IA
Notícias
Fernando Trabach comenta o futuro da energia geotérmica no Brasil: uma fonte limpa, renovável e ainda pouco explorada no país.
Energia geotérmica: potencial pouco explorado no Brasil
Notícias
Empreendedorismo materno conquista destaque em espaços comerciais de Belo Horizonte
Empreendedorismo
Shoppings que, além das compras, são verdadeiras atrações ao redor do mundo
Mundo
Compras em shoppings: uma experiência que ainda vale a pena?
Notícias
Qual Shopping Comprar Notícias

QualShoppingComprar é o seu portal para as notícias que mais importam. Aqui você encontra análises aprofundadas sobre tecnologia, política e os principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Aldo Vendramin explica que o design de silos influencia diretamente a eficiência na armazenagem de grãos.
Como o design de silos impacta na eficiência da armazenagem
2 de julho de 2025
Compras em shoppings: uma experiência que ainda vale a pena?
17 de junho de 2025
Generative Engine Optimization
Saftec Digital cria novo padrão de visibilidade digital com foco em IA
25 de junho de 2025

© 2025 Qual Shopping Comprar- [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?